segunda-feira, 16 de maio de 2011

SIM, Rio Grande pode ser linda! Parte II

Grenal rolando na tv e as ruas de Rio Grande quase desertas. Saí para meu tradicional passeio de bicicleta e, munida com minha câmera fotográfica, capturei imagens de lugares muito bacanas. Rua Duque de Caxias, Praça Xavier Ferreira, Praça Tamandaré, Largo Dr. Pio, cais do Porto Velho, Hidroviária, .... fiz questão de registrá-los para guardar a imagem e a sensação de revisitar, com olhar de deslumbramento, espaços que normalmente passam despercebidos durante minhas corridas ao banco para pagar as contas do mês.



Curiosa é, também, a reação que percebo nas pessoas que me veem fotografar. Demonstram incompreensão diante de minha iniciativa. Parecem tentar entender o porquê de estar ali, fotografando. Afinal, o que pode ter demais na catedral de São Pedro? Ou na Praça Xavier Ferreira? Por que perder tempo fotografando uma rua?
Isto me faz pensar na importância da Educação. Não seria ideal que as escolas criassem condições para que os habitantes desta cidade, nascidos nela ou não, aprendessem a de fato ver aquilo que os rodeia? Não seria a escola o lugar ideal para que discussões acerca da cidade ocorressem de modo crítico e profundo, respeitando a historicidade presente em cada canto do município? Não seria este o modo mais efetivo e barato de garantir o respeito e a preservação da cidade? 
Estes são questionamentos que me ocorrem sempre que saio para meu passeio. São convites à reflexão que exigem pensar diferente sobre o que se está acostumado a pensar sempre igual. Estou convencida de que o esforço vale a pena!

 

Vídeo sobre Rio Grande:

Nenhum comentário:

Postar um comentário