domingo, 15 de maio de 2011

PILATES: CORPO E MENTE EM EXERCÍCIO

 
Após completar 15 aulas de Pilates me sinto a vontade para compartilhar alguns benefícios que tenho observado. A prática do Pilates, entre tantas coisas, desenvolve com bastante eficiência a consciência corporal, a concentração, a motivação e a sensação de bem estar. Nada se compara à satisfação que senti quando me vi realizando, mesmo que ainda sem total harmonia, posições e exercícios que nos primeiros dias eram impossíveis e que me pareciam inatingíveis. Como exemplo, cito a falta de equilíbrio e o medo experimentado nos exercícios sobre a bola - recurso bastante utilizado no Pilates - que já foram um pouco superados e denotam os avanços obtidos neste período.
A respiração correta e profunda é outro aspecto fundamental e muito enfatizado no Pilates. Na primeira aula, lembro que senti até certo mau estar por tentar respirar de um modo diferente daquele que estou acostumada (e que não corresponde a maneira correta). Muito útil o exemplo proposto pela professora para explicitar a diferença entre a respiração profunda que normalmente utilizamos (na qual levantamos os ombros) e a exigida no Pilates (que expandimos o torax para frente). "Imaginem que estão cheirando uma flor." Esta frase basta para demarcar as diferenças e assegurar a aprendizagem da respiração correta, a qual requer muito trabalho dos músculos abdominais profundos - outra grande vantagem do Pilates. Com o fortalecimento destes músculos, garantimos desde a proteção dos órgãos até a melhora na postura.
Aliás, postura é algo surpreendentemente revisto nesta prática. Com os exercícios, me sinto mais forte e consciente de meu corpo, reconheço com muito mais clareza seus pontos fortes e suas debilidades. Descobri, por exemplo, que tenho um desvio que faz meu corpo sempre tender para a direita, sobrecarregando este lado. E, observando no espelho as considerações feitas pela professora em aula, pude verificar o quanto meu lado direito é mais "castigado" que o esquerdo. Tenho tentado modificar isto, mas tem sido bem difícil reprogramar meu cérebro sobre o que seja uma postura alinhada. Além de tudo isto, percebo que é impossivel sair de uma aula de Pilates sem sentir uma grande sensação de bem estar e relaxamento. E o mais legal: nenhuma série é repetida exaustivamente. Isso torna a prática mais dinâmica e nada chata ou cansativa!
Enfim, muitos são os ganhos que me fazem uma divulgadora dos benefícios da prática do Pilates. Pretendo voltar à este assunto em posts futuros e compartilhar mais vivências e percepções sobre minha mais nova paixão.

2 comentários: