segunda-feira, 16 de maio de 2011

COLETA SELETIVA: QUESTÃO DE OPÇÃO?

Interessada por descobrir como incluir minha residência na rota da coleta seletiva de lixo procurei informações junto à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, responsável por este serviço. Percebi que era bem mais simples do que eu pensava. Liguei, forneci nome, endereço e telefone para contato e, no mesmo instante, a funcionária informou o horário e o dia da coleta: todas as quartas-feiras, a partir das 13 horas. Com esta atitude penso estar colaborando para solucionar (ou seria remediar?!) um problema bastante preocupante em nosso município.
Pela informação que obtive, a coleta é realizada por catadores cadastrados pela prefeitura e o lixo por eles recolhido não tem o mesmo destino dos demais. O chamado lixo limpo recebe tratamento diferenciado para que possa voltar à linha de produção e de consumo. Além disso, com a prática da reciclagem se garante geração de renda para inúmeras famílias.
Em Rio Grande, o lixo separado nas residências é enviado à uma das associações cadastradas pela Prefeitura. O material passa por processos de triagem, prensa e, depois, é comercializado em Porto Alegre.
Por hora, duas coisas me preocupam: primeiro, que a execução do serviço seja responsável e de boa qualidade e, segundo, que saia da condição de opção para obrigação. Creio ser importante investir com mais vigor na divulgação e ampliação da coleta seletiva de lixo, incluindo um número cada vez maior de residências nesta tarefa. Afinal, consumir menos e reciclar mais já deixaram de ser opções há muito tempo!

16 de maio - Dia do Gari

SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE - 32337275   

Um comentário: